Se você ainda não sabe classificar ou sob quais parâmetros dividir seu estabelecimento, aqui estão as áreas básicas de qualquer negócio com suas principais características. Analise e faça seu próprio plano de limpeza.

 

O código de cor na limpeza é provavelmente um dos métodos mais simples de implementar e dos mais eficientes para prevenir a contaminação cruzada. Para evitar que seus alimentos ou áreas de recepção sejam contaminadas, mas principalmente para evitar uma intoxicação dos seus clientes ou para evitar passar uma imagem desfavorável do seu negócio, procure que sua rotina de limpeza esteja regulada pelo sistema de códigos de cor que ajuda a estabelecer quais implementos de asseio devem ser usados em cada área do seu local de trabalho.

 

A intenção destas ajudas de cor é evitar a contaminação cruzada que frequentemente acontece por utilizar os mesmos instrumentos de limpeza nas áreas de contato de alimentos com áreas de contato não alimentícias, de cru com cozido, ou de áreas de trânsito com áreas de produção.

Da mesma forma, eliminam a margem de erro e permite reduzir o tempo de capacita para seus funcionários.

Adicionalmente, a grande vantagem de implementar este plano no seu estabelecimento, é a facilidade de executá-lo em qualquer lugar, devido a que os códigos de cor fazem uso de pistas visuais; “não precisam de nenhuma capacitação especial e os funcionários adotam rapidamente o sistema, quase como se fosse uma tarefa automática”.

 

Este jeito de utilizar as cores para eliminar barreiras linguísticas, além de permitir o reconhecimento imediato das ferramentas apropriadas para um trabalho particular e, ao mesmo tempo, a identificação oportuna de qualquer erro, ajuda a manter uma organização no armazenamento dos utensílios de asseio.

 

Como fazer?

 

Na hora que você decida implementar o código de cores no seu estabelecimento tente, em primeiro lugar, que seja o mais simples e claro possível, evite falhas na comunicação ou desperdiçar seu investimento por uma execução ruim. Por exemplo, use cores básicas e facilmente distinguíveis umas das outras.

Os códigos de cores proporcionam uma grande ajuda aos responsáveis da limpeza que precisam segregação por tipo de áreas ou lugares de asseio e/ou se encontram implementando sistemas HACCP. Igualmente, reduzem significativamente a possibilidade de contaminação cruzada. A gama de cores que oferecemos para monofilamentos de poliéster PBT e para Nylon são o azul, vermelho, verde, amarelo, branco, laranja e roxo. Além disso existe um gama na cor preto para monofilamentos de PVC. nós não designamos cores particulares para áreas específicas ou por tipo de alimentos, deixa ao critério do usuário final, devido a que alguns estabelecimentos precisam segregação entre departamentos e outros segregação de equipamentos entre alimentos.

 

A DITEC DO BRASIL fornece acessórios e utensílios para higienização como rodos, vassouras, escovas, suportes para fibras, escovas, fibras para limpeza (esponja) em diversas cores para atender esta necessidade.

 

Para mais informações e orçamentos: ditec@ditecdobrasil.com.br ou 49 3322 8484